Mistério insondável de Deus! Quem pode compreender isso? Só Deus.
A fé ilumina nossa vida e nos assegura que Deus privilegia os pobres e excluídos deste mundo e lhes reserva um lugar no seu Reino.
Esta é a mensagem do natal que há mais de dois mil anos está gritando à humanidade. Mas, que pode ouvir esse grito? Em meio à sociedade de consumo materialista e que busca os prazeres da carne nossos ouvidos ficam surdos e não conseguimos ouvir a voz de Deus.
Deus fala é no silêncio. "O Senhor disse-lhe 'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor'... Passado o terremoto, veio um fogo, mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se o murmúrio de uma leve brisa. Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta... O Senhor disse-lhe: 'Vai e e volta por teu caminmho, rumo ao deserto'..." (cf. 1Rs 19,9-18)
Na gruta de Belém só se escuta o respiro dos animais e choro de um recém-nascido. Ao redor tudo é silêncio.
Infelizmente nosso natal é por demais rumoroso e dispersivo. Quantos realmente celebram o mistério que o natal revela, o nascimento da nossa Salvação e Libertação? Quanto se lembram de participar da santa missa que evoca esse mistério? Quantos pensam nos pobres, nos excluídos e abandonados que não podem se dar ao prazer de uma celebração digna e respeitosa?
A Palavra de Deus dirigida ao profeta Elias continua ecoando nos nossos ouvidos: vai e volta por teu caminho, rumo ao deserto. A conversão do coração deixa entrar a salvação de Deus e impele o discipulo de Jesus a rumar para o deserto do mundo, do pecado e da morte, para levar a vida, a paz, a solidariedade.
"Deus se nos dá a conhecer como mistério de amor infinito, no qual, desde toda a eternidade, o Pai exprime a sua palavra no Espírito Santo. Por isso o Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a particpar desse diálogo. Portanto, feitos à imagem e semelhando de Deus amor, só nos podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na dolicidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino qeu se esclarece definitivamente o enigma da condição humama" (Papa Bento XVI, Verbum Domini, 6).
FELIZ NATAL e ABENÇOADO ANO NOVO!
São os meus votos.
Dom Mauro Montagnoli
Bispo diocesano de Ilheús
Nenhum comentário:
Postar um comentário